Vin2Food-Logo

 

ABORDAGEM

 

Reutilização sustentável da vinhaça

Os programas de apoio de muitos Estados aos biocombustíveis desencadearam nos últimos anos uma explosão na procura por mercadorias e superfícies agrícolas. Particularmente afetados pela concorrência de superfícies entre os biocombustíveis e os alimentos foram os países caracterizados por um forte crescimento populacional e uma simultânea escassez de alimentos.

Perante este contexto, os combustíveis de biomassa são cada vez mais criticados: a concorrência existente entre culturas de alimentos e de energia leva a um crescente debate público.

De igual modo, é feita referência à poluição ambiental desencadeada durante o processo de produção de bioetanol: assim, surgiram as denominadas vinhaças ou esterco de acordo com a correção dos montantes significativos. Para cada litro de bioetanol produzido a partir de cana de açúcar ou de beterraba tem até 15 litros de vinhaça. E apesar de a vinhaça poder ser utilizada como fertilizante, o baixo valor de pH e as não sustentáveis estratégias de tratamento de resíduos e de fertilização conduzem à contaminação das águas e dos solos e conseqüentemente a significativos problemas ambientais. São necessárias novas estratégias na tecnologia de produção para encontrar um equilíbrio harmonioso entre os objetivos concorrenciais de produção de alimentos e de energia.
 

    MERCADOS      
    PROCESSO